NOTÍCIAS

08-DEZ-2016

PELC: Saúde, Cultura e Esportes para Beberibe.

08 DE DEZEMBRO DE 2016

O PELC oferece esporte, lazer e cultura com saúde, integração comunitária e a possibilidade de revelar novos talentos.


Desde 2014, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) tem trazido benefícios para os beberibenses. No dia 11 de outubro deste ano, ocorreu a culminância do Programa, no Morro Branco, com a entrega de materiais e a demonstração das atividades ofertadas. Houve, também, uma palestra motivacional com o atleta paraolímpico Carlos Alberto.
No dia 25 de novembro de 2016, o PELC realizou, no Morro Banco, o primeiro evento das atividades assistemáticas (aquelas que ocorrem não diariamente, mas em certas datas, ofertadas em forma de eventos abertos ao público), com a apresentação, pelos participantes, com os beneficiários, das atividades de violão, jiu-jitsu, dança, teatro e ginástica e a realização de campeonato de pebolim.
O PELC tem como objetivo resgatar a cultura da comunidade de Morro Branco e a prática de atividade física aliada a hábitos saudáveis para a sua população e vizinhanças. As atividades contempladas são: esportes coletivos (vôlei, basquete, handebol, futsal), ginástica, dança, teatro e aulas de música (violão), dentre outras.
Foram adquiridos, para a realização das atividades, materiais de consumo (collants infantis, sapatilhas infantis, redes de cabelo, apitos de plástico, cones, meias calça infantis, bolas de futebol de campo, bolas vôlei, coletes de identificação, bolas de futsal, bolas de basquete, bolas de handebol) e materiais permanentes (mesas de pebolim, traves para futebol, postes de vôlei, microfones VHF sem fio, caixas amplificadas, mesas de pingue-pongue e violões).

Breve Hi
stórico

No dia 4 de outubro de 2013 era publicado, no Diário Oficial da União, o chamamento público para as prefeituras interessadas em implantar os programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC). No dia 9 do mesmo mês, através do então Deputado João Ananias, os projetos chegaram à Secretaria Municipal de Educação (SME), ao professor Onésimo Remígio que, em seguida, enviou para o Gabinete da Prefeita.

Dali, pelas orientações da prefeita, Dra. Michele Queiroz, o PELC passaria a ser abraçado pelo município através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJUV), com o envolvimento de nomes como Iclaro, Ricardo e, mais recentemente, Daiane. Nessa secretaria, o programa ganhou forma e conteúdo, através de técnicos e professores comprometidos que viram na iniciativa uma oportunidade de democratizar a prática esportiva e o lazer para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e demais pessoas de Beberibe.
Mas, quando surgiu o PELC? O Programa foi criado em 2003 visando estimular a convivência social e a formação de gestores e de lideranças comunitárias, favorecendo a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo significativamente para que o esporte e o lazer fossem tratados como políticas e direitos de todos. Foram ofertados dois tipos de unidades de atendimento: Núcleos Urbanos e os Núcleos para Povos e Comunidades Tradicionais, cada um destinado a atender 400 pessoas por vez.
Um outro benefício que veio através do PELC foi o reconhecimento, pelo Ministério do Esporte em 2012, do Vida Saudável (antes uma vertente do PELC). O Vida Saudável se difere por beneficiar preferencialmente os idosos, contando com 200 beneficiados por núcleo.
O Estado do Ceará, à época, percebeu o potencial do programa que, dentre os benefícios já citados, também oportunizava emprego por um certo tempo. Nesse primeiro momento, o Governo do Estado assinou convênio com o Ministério do Esporte, no valor de R$ 14 milhões, 696 mil e 421, para a implantação de 100 núcleos, em dezenas de cidades, com o objetivo de garantir o direito ao acesso de qualidade a políticas públicas de lazer e de esporte. Como resultado, Beberibe procurou, ao mesmo tempo, parcerias com o Governo Federal e com o Governo Estadual.
No dia 27 de fevereiro de 2015, quando ocorreu a inauguração da primeira Academia ao Ar Livre de Beberibe, na Praça do Teatro, os profissionais do PELC já estavam integrados ao contexto municipal. Mas tarde, na solenidade de inauguração da Creche Municipal Maria Zéa de Queiroz Ferreira, a 30 de junho de 2016, foram apresentados os coordenadores e agentes sociais do PELC, do núcleo da Escola Municipal José Bessa e dos subnúcleos do Ginásio Francisca Mariana Nunes e do Estádio Pedro Gama, todos localizados em Morro Branco.
As atividades contempladas pelo PELC são: vôlei, basquete, handebol, futsal, ginástica, dança, teatro e aulas de música (violão). O material de consumo e o material permanente também foram entregues, como: mesas de pebolim, traves para futebol, postes de vôlei, mesas de pingue-pongue, violões, sapatilhas infantis, coletes de identificação, cones e bolas (futebol de campo, vôlei, futsal, basquete, handebol).
No contexto municipal, já esperando a ampliação do PELC, a prefeita Michele Queiroz investiu na recuperação e formação de um verdadeiro centro esportivo ao reformar e revitalizar a quadra do Morro Branco e o seu entorno (conforme o citado acima), beneficiando a comunidade e as instituições de ensino ali localizadas (EMEF José Bessa e CEI Deuzinda Gama). Os moradores, por sua vez, criaram a Sociedade Esportiva do Morro Branco (SEMB), um diferencial que incentiva o esporte e agrega pessoas de todas as idades.


 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#NOTÍCIA Há 114 dia(s)

UNIDADE MÓVEL VETERINÁRIA EM BEBERIBE

Presente pela primeira vez, o Vetmóvel na nossa cidade foi um grande sucesso. E isso só [...]

#NOTÍCIA Há 120 dia(s)

PREFEITURA EMPREENDEDORA E SELO DE REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO SEBRAE

Durante os dias 27 e 28, à Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico pa [...]

#NOTÍCIA Há 120 dia(s)

1MiO/UNICEF - Mutirão de Oportunidades 2.0

O Desafio Mutirão de Oportunidades 2.0 - Um desafio "Passaporte para o Futuro" pretende [...]

#AssistênciaSocial Há 127 dia(s)

A Prefeitura de Beberibe celebrou o Dia do Idoso.

A Prefeitura de Beberibe celebrou o Dia do Idoso com festa e alegria na Praia do Morro B [...]

#NOTÍCIA Há 132 dia(s)

Feira de Artesanato e Gastronomia Empreender com Arte.

No dia 17 de novembro no centro de artesanato Edir Ribeiro de Morro Branco, aconteceu a [...]

#NOTÍCIA Há 197 dia(s)

CineSolar em parceria com a CPFL e Prefeitura de Beberibe promoveu sessões gratuitas de cinema.

Nesta quarta-feira, dia 02 de agosto, na Praça Luíza Facó o CineSolar em parceria com a [...]

#NOTÍCIA Há 213 dia(s)

Novos Agentes Jovens Ambientais (AJA) do Município de Beberibe.

SECRETARIA SEPLAN Novos Agentes Jovens Ambientais (AJA) do Município de Beberibe. [...]

#NOTÍCIA Há 213 dia(s)

A Casa do Autista é mais um equipamento entregue pela Prefeitura de Beberibe

A Casa do Autista é mais um equipamento entregue pela Prefeitura de Beberibe para garant [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito