O diagnóstico é o primeiro passo para a promoção de políticas públicas de prevenção ao suicídio, dentro programa Vidas Preservadas.
Reunião da Comissão Intersetorial de Prevenção ao Suicídio. Foram realizados três encontros entre maio e junho.
A Prefeitura de Beberibe deu início a elaboração do Diagnóstico Municipal de Prevenção ao Suicídio, que tem como principal função coletar informações, analisar dados, identificar problemas e traçar um Plano de Ação com políticas públicas municipais de prevenção ao suicídio.
A elaboração do diagnóstico é um passo importante e está inserido dentro do Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Ceará. Em Beberibe, o documento é elaborado de forma intersetorial com a participação de agentes públicos das Secretarias de Assistência Social e Cidadania; Educação; Saúde; Turismo e Cultura; Esporte; Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo, problema que pode ser agravado nos últimos dois anos por conta da pandemia do novo coronavírus. O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta de forma voluntária apoio emocional todos os dias, 24h, por meio do telefone 188 ou de chat no endereço eletrônico "www.cvv.org.br".