O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 18/07/1882
Emancipação Política: 5 de Julho
Gentílico: Beberibense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesoregião: Norte Cearense
Microregião: Cascavel
Distância para a capital: 79,00

Dados de características geográficas

Área: 1.616,00
População estimada: 53000
Densidade: 31,00
Altitude: 11
Clima: Tropical atlântico e Tropical subúmido As
Fuso Horário: UTC-3
Distrito criado, com a denominação de Beberibe, pela Lei Provincial n.º 2.051, de 24-11-1883, subordinado ao município de Cascavel.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Beberibe figura no município de Cascavel. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Cascavel, pela Lei Estadual n.º 1.153, de 22-11-1951, foi desmembrado de Cascavel. Sede no antigo distrito de Beberibe. Constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga, todos desmembrados de Cascavel. Instalado em 25-03-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

A Lei Estadual n.º 6.439, de 21-07-1963, desmembra do município de Beberibe o distrito de Parajuru, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual 6.457, 09-08-1863, desmembra do município de Beberibe o distrito Paripueira, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 6.947, de 19-12-1963, desmembra do município de Beberibe o distrito de Itapeim, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 2 distritos: Beberibe e Sucatinga.

Pela Lei Estadual n.º 8.339, de 14-12-1965, Beberibe adquiriu os extintos municípios de Itapeim, Parajuru e Paripueira, como simples distritos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 5 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual n.º 11.384, de 18-12-1987, é criado o distrito de Serra do Félix e anexado ao município de Beberibe.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 6 distritos: Beberibe, Forquilha, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 7 distritos: Beberibe, Forquilha, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Beberibe é um município brasileiro do estado do Ceará, localizando-se na microrregião de Cascavel, mesorregião do Norte Cearense. Sua população estimada em 2017 era de 53.110 habitantes, segundo dados do IBGE.

É um município que atrai muitos turistas o ano inteiro especialmente pelas suas belas praias, dentre as quais se destacam a Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes, nas quais se situa o Monumento Natural das Falésias de Beberibe.
A cidade de Beberibe está localizada nas terras das sesmarias concedidas ao Capitão Domingos Ferreira Chaves, Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire e João Carvalho Nóbrega e pelo Capitão-Mor Tomaz Cabral de Olival, em 16 de agosto de 1691. Desses colonizadores quase nada se sabe informar a não ser que suas terras, povoadas de sítios e fazendas, seriam colonizadas mais tarde por outros adquirentes que neles se estabeleceram.

No inicio do século XIX, Baltazar Ferreira do Vale, residente no Riacho Fundo em Cascavel, e Pedro de Queiroz Lima, morador no sítio Mirador em Aquiraz, resolveram mudar de domicílio. Baltazar comprou o Sítio Lucas e Pedro de Queiroz Lima comprou o Sítio Bom Jardim.

Dessas duas famílias nasceram filhos que se casaram entre si e constituíram um verdadeiro patriarcado. O Sítio Lucas por oferecer melhores condições de povoamento, deu origem ao que seria mais tarde a cidade de Beberibe. As famílias Queiros, Ferreira e Facó, numerosas ainda hoje, ligaram-se aos Bessa, Peroba e Martins Dourado. A família Colaço só se estabeleceu em Beberibe um pouco mais tarde, se transformando em uma das maiores ramificações familiares do município, acompanhada pela família Facó e Moreira.
O principal evento cultural é festa dos padroeiros: Jesus, Maria e José, e da co-padroeira Nossa Senhora do Carmo, que acontecem em dezembro e julho, respectivamente.Outro evento que se destaca é o Caju Nordeste, que é sediado em Beberibe. Além destes, ainda há a festa do município, que acontece no dia 5 de julho, e as semanas culturais em alguns colégios, como a Expocic (Exposição de Ciências e Cultura) no CVD (Colégio Vicente Dourado), e o FACEL no Colégio Ana Facó. O Município tem a Biblioteca Municipal Dido Facó,o Memorial de Beberibe, e o Teatro Raimundo Fagner. Existem grupos de teatro, dança e capoeira, estes podem ser encontrados no ABC Luiza Facó.


  • Festa do Bom Jesus dos Navegantes - Parajuru

  • Festa de Nossa Senhora da Penha - Sucatinga

  • Festa de São Francisco e Nossa Senhora da Penha - Paripueira

  • Festa de São Sebastião - Itapeim

  • Festa de São Pedro - Morro Branco - Sede

Sem informações até o momento

Sem informações até o momento

Hino de Beberibe

Letra: Padre Assis Portela

Beberibe, nossa terra querida
Nós queremos teu nome elevar
Estudando, para vencer na vida
Nosso Lema é não desanimar

Estribilho

Mocidade vibrante aguerrida
Invejamos o brilho do sol
Que tenhamos em todas as lidas
A alegria de um novo arrebol!

Queira Deus, sejamos sempre unidos
Trabalhando com gosto e fervor
Pela causa, deste torrão querido
Beberibe ó ninho de amor.

Agradecimentos elaboração do áudio do Hino.

Voz: Tuanny Colaço
Instrumentista: Bayma Nogueira
Maestrina: Ada Melo


NOTÍCIAS

#Prevenção | 23 DE APRIL DE 2022

Entre os dias 18 e 20 de abril, a Prefeitura de Beberibe realizou a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência nas escolas Manuel de Lima, Raimunda Carneiro, Benedito Evaristo, Raul Barbosa, José Bessa e José Roldão. A iniciativa, que faz parte do Progra [...]

#SAÚDE NA ESCOLA | 22 DE APRIL DE 2022

Na primeira quinzena de abril, a Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Programa Saúde na Escola (PSE), estratégia de integração entre saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e a qualificaç&atild [...]

#Cajucultura | 22 DE APRIL DE 2022

A reunião mensal do Conselho Gestor do Sertão e do Mar, de Beberibe, foi realizada no dia 31 de março, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O Conselho tem como principal missão articular ações e iniciativas para o fortalecimento da cajucultura em n [...]

#NOTA DE REPUDIO | 18 DE APRIL DE 2022

É inadmissível que, em pleno ano de 2022, ainda tenhamos que nos deparar com situações como a observada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Beberibe, no dia 13 de abril. Na ocasião, o vereador Hernandes (PSD), em uma clara demonstra&ccedi [...]

#ÁGUA | 11 DE APRIL DE 2022

A Prefeitura de Beberibe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca, realiza mais uma importante conquista para a região do semiárido em nosso município. Serão construídas 100 cisternas de placas com capacidade de armazenamento de 16 mil [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito