Tipo:
MENOR PREÇO
Data da
abertura:
27/10/2020
Data da divulgação do
extrato:
27/10/2020
Data da
ratificação:
27/10/2020
Data da divulgação da
ratificação:
27/10/2020
Valor estimado: R$
45.000,00 (quarenta e cinco mil)
Informações do objeto
CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM TREINAMENTO VIA TUTORIA PEDAGÓGICA, NA MODALIDADE ON-LINE, SOB RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BEBERIBE/CE.
Motivo da escolha
Motivo da escolha da origem
A dispensa de licitação, no caso em questão, é proveniente das seguintes considerações:
Considerando que a pandemia do vírus da COVID-19, no ano de 2020, é um marco histórico e sanitário. devido ao alcance do vírus, facilidade de contagio e ausência de vacinas ou tratamentos efetivos, o único caminho possível foi o isolamento social via quarentena. Milhões de pessoas no mundo precisaram pausar suas vidas e isolar-se em suas casas, ficando possível apenas o funcionamento de serviços essenciais. Apesar dos serviços educacionais serem essenciais, foi impossível a continuidade do atendimento presencial, devido às aglomerações existentes na escola e ao próprio ofício do ensinar que, parafraseando Wallon: envolve corpo e emoção.
A essencialidade da educação não mudou, apenas a forma. A sala de aula tornou-se virtual, seja de forma telemática ou outras encontradas pela criatividade dos educadores que se desdobraram e desdobram-se diariamente para manter a qualidade e até mesmo a saúde emocional de seus estudantes.
No entanto, a carga de trabalho mais que dobrou: além de aprender, em tempo recorde a como ensinar de uma forma totalmente diferente, os professores também sentiram na pele todo o medo, ansiedade e dúvidas advindas do momento. Alternaram-se entre cuidar de suas famílias e ensinar seus filhos a cuidar de sua profissão e ensinar crianças que, muitas vezes, não possuem o mesmo suporte que eles, como pais, poderiam oferecer. E assim o fizeram e estão fazendo com maestria. No entanto, não podemos negar que sequelas existem e estão cobrando seu preço.
Considerando que, pesquisas já demonstram que a profissão de educadores é uma das mais afetadas por afastamentos decorrentes de doenças mentais (cerca de 30% dos professores, segundo pesquisa da Revista Nova Escola já se afastaram da sala de aula por depressão, transtorno de ansiedade, pânico ou Burnout). Associe esses dados a uma pandemia e temos uma bomba relógio prestes a explodir na instituição que mais contribuiu para manter a sanidade de pais, crianças e adolescentes. Temos uma crise social em vistas, se não cuidarmos dos nossos professores.
Considerando que, o cenário apresentado, é inegável que o profissional da educação necessita de apoio e de técnicas que possam ser facilmente replicadas no cotidiano, visando a qualidade de vida e a mudança de alguns padrões adquiridos ao longo do isolamento social.
Neste momento da crise percebe-se que as pandemias não são apenas um fenômeno biológico, pois afetam indivíduos e a sociedade em vários níveis, causando diversas perturbações. Por isso, durante o período intracrise ou mesmo desde meados do pré-crise, em diversos países, instituições médicas e universidades abriram plataformas online para fornecer aconselhamento psicológico para pacientes, familiares que estão em quarentena e outras pessoas afetadas pela pandemia, visando minimizar o pânico e separação da família (Duan & Zhu, 2020). Movimento similar foi adotado no Brasil pelo Conselho Federal de Psicologia do Paraná, por meio de uma Nota Técnica (CRP-PR nº. 001/2020), orientando psicólogos sobre o atendimento dentro das políticas públicas de atenção à saúde e em instituições privadas (Conselho Regional do Paraná, 2020).
Considerando ainda a necessidade da Contratação de uma empresa de prestação de serviços de treinamento via tutoria pedagógica, que tem por finalidade efetiva redução em crises de ansiedade, melhoria na gestão do tempo e aumento do autoconhecimento, melhor adaptação às mudanças, maior engajamento com o trabalho e consequente produtividade, com redução do cansaço mental e estresse, por meio de profissionais experientes e que proporcione um processo de mudança e autoconhecimento, aprimorando a busca de excelência humana e profissional, esperamos como resultado da Tutoria, que o educador seja capaz de gerir de forma consciente todo o processo de mudança, ter maior autocontrole e, assim, traçar um plano de ação de melhoria emocional e pedagógica para as aulas on-line e para o retorno às aulas presenciais.
Justificativa do preço
Considerando o valor ofertado e após análise das propostas apresentadas, verificou-se que a mais vantajosa à Administração Pública foi à da empresa ETICA ASSESSORIA E PROJETOS NA AREA DE DESENVOLVIMENTO URBANO EIRELI EPP, inscrita no CNPJ sob o n° 07.032.697/0001-21, eis que a mesma ofertou o melhor preço do mercado.
Fundamentação legal
art. 24, Inciso II da Lei Federal nº. 8.666/93, alterada e consolidada.