Esfera: FEDERAL
Vigência: 12/06/2019
Data da publicação: 13/06/2014
Data da celebração: 13/06/2014
Concedente: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
Responsável: VIRGÍLIO AUGUSTO SALES ARARIPE
Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE
Responsável: MICHELE CARIELLO DE SÁ QUEIROZ ROCHA
Informações do objeto
Capacitação e qualificação da comunidade nas localidades de Serrado Felix, Sucatinga, Itapeim e Forquilha do Município de Beberibe por meio de cursos profissionalizantes a serem ministrados nos Centros de Inclusão Digital e Social (CIDs) vinculados ao Campus Aracati/Ce tendo como suporte ações do ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento local e regional, conforme o Plano de Trabalho que integra o manifesto instrumento, como se nele transcrito estivesse para todos os fins de direito.
Justificativa
Os municípios cearenses demandam por oferta gratuita de acesso à informação, à capacitação e à qualificação profissional ao alcance da população. Neste contexto, os Centros de Inclusão Digital e Social (CIDs) estão inseridos, em sua maioria, nos Municípios do interior do Estado, buscando democratizar o acesso aos seus serviços. Os Centros de Inclusão Digital e Social (CIDs) desenvolvem ações pautadas no processo educativo, através de cursos de capacitação profissional, além de oficinas sobre temas transversais ao trabalho e à cidadania. Pretende-se assim, elevar o grau de conhecimento da comunidade e o nível de empregabilidade, bem como formar indivíduos capazes de exercer suacidadania. A articulação de parcerias com o poder público local, através das prefeituras, secretarias de educação e secretarias de assistência social, e com sociedade civil, através das associações de moradores, organizações não governamentais e população circunvizinha, é uma estratégia de adequação das ações realizadas com as especificidades de cada localidade. O termo firmado tem como finalidade principal proporcionar os meios que venham garantir a implantação de uma rede eletrônica, ligada àinternet, com capacidade de levar conhecimento e informações com interatividade, para as escolar e população dos distritos de vários municípios cearences. Pretende-se assim, que os Centros de Inclusão Digital e Social (CIDs) sejam centros democratizadores de conhecimentos que levem informação e formação para jovens, adultos e idosos, estudantes e trabalhadores das comunidades.
Plano de aplicação
Não haverá repasse financeiro entre as instituiçoes. Os coordenadores locais e monitores dos Centros de Inclusão Digital e Social (CIDs) receberão bolsas de projetos de extensão oriundos de recursos específicos para esse fim.
Metas
Objetivo geral: Promover a inclusão digital, tecnológica, social e cultural às comunidades residente no entorno dos Centros de Inclusão Digital e Social (CIDs), por meio da capacitação e qualificação profissional, tendo como suporte ações do ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento local e regional. Objetivos específicos: Promover cursos de capacitação e qualificação profissional para jovens e adultos, preparando-os para o mundo do trabalho; Disseminar e apoiar as ações empreededoras; Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento por meio das tecnologias digitais; Despertar e incentivar a leitura como processo de aprendizagem da arte e cultura; Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão; Estimular a participação ativa da comunidade; Propiciar atividades socioeducativas e culturais; Estimular a participação popular nas manifestações sociais e culturais locais e regionais; Promover a integração entre as ações do ensino, da pesquisa e da extensão.
DATA: 13/06/2014 - - SITUAÇÃO: ANDAMENTO
Data pagamento proponente | Valor proponente | Data pagamento concedente | Valor concedente |